Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 887-1 | ||||
Resumo:A Microbiologia é uma área na biologia que ganhou mais destaque nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da Covid-19 que gerou mobilização de pesquisas. O estudo dos microrganismos é primordial para os seres humanos, assim dentro desta ciência são desenvolvidas diversas pesquisas, porém, considera-se relevante que sejam feitas pesquisas sobre o ensino de Microbiologia. Sobretudo análises bibliométricas, uma vez que esta técnica torna-se vantajosa para pesquisadores na investigação de tendências na sua área de conhecimento. Desse modo, este trabalho tem por objetivo estudar a dinâmica dos artigos científicos no campo do ensino de Microbiologia no continente americano. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica no banco de dados Web of Science (WoS) Core Collection. A busca foi realizada com o emprego das seguintes palavras-chave: TS= (microbiology AND teaching). O refinamento se deu pelo tipo de documento artigo, recorte temporal de 2014 a abril de 2023, e selecionados apenas países do continente americano — Estados Unidos, Brasil, Canadá, Argentina, México, Chile, Cuba, Equador, Uruguai e Colômbia. Para a visualização dos dados da análise bibliométrica deste estudo foi utilizado o software RStudio com o pacote bibliometrix. Ao fim do processo de refinamento foram encontrados 182 artigos. No conjunto de dados resultantes, a dinâmica da produção científica anual mostra que na América de 2018 a início de 2022 houve uma notória quantidade de publicações acerca do ensino de Microbiologia (Figura 1). O ápice ocorreu em 2021, ano em que estava acontecendo o pico da pandemia de Covid-19, o que realçou mais a temática e eventualmente com novas perspectivas sobre o ensino-aprendizado foram publicados mais artigos científicos. Contudo, do ano de 2022 até abril de 2023, houve uma tendência ao decrescimento do número de artigos publicados no que se refere à temática na base WoS. Foram encontradas 99 fontes que constituem o centro de publicações de artigos associados ao ensino de Microbiologia na América. O Journal of Microbiology & Biology Education é a fonte com mais publicações no continente americano (17,03%), seguido de American Biology Teacher e Frontiers In Microbiology (5,49%). Possivelmente, estes periódicos são os que os autores mais publicam sobre o tema por serem multidisciplinares e interdisciplinares. Sobre os autores mais produtivos, observou-se uma ampla distribuição de autores, e não um grande aglomerado de publicações em um grupo específico, os resultados indicam que todos possuem 2 artigos publicados. A análise revelou que entre as 10 afiliações mais relevantes, a Universidade Estadual do Colorado ocupa o primeiro lugar com 23 autores, e a Universidade de São Paulo com 19 autores afiliados, é a segunda instituição com mais relevância para o Ensino de Microbiologia na América. Quanto à produção científica dos países da América, a comunidade científica estadunidense desempenha uma vultosa contribuição. O mesmo ocorre com a quantidade de colaborações internacionais. Porém, o país mais colaborativo é a Bolívia, pela razão entre as colaborações com outros países e as publicações totais. Conclui-se que a dinâmica da produção de artigos científicos de 2017 a início de 2022 apresentou um amplo crescimento, com pico em 2021. Todavia, de 2022 ao início do ano atual, houve uma significativa redução de artigos publicados em relação ao assunto. Palavras-chave: Bibliometria, Produção, Ensino de Microbiologia, América Agência de fomento: Instituto Federal do Piauí — Campus Teresina Central |